A ALEP é uma estrutura altamente qualificada ainda que pequena, composta essencialmente por associados voluntários.

Não obstante a sua atual dimensão a Direção, órgãos sociais e colaboradores são todos profissionais do Alojamento Local com experiência, o que nos permite credibilizar com segurança toda a nossa intervenção e resposta na área do AL em Portugal.


A associação tem sede em Lisboa, mas optou por não fazer atendimento telefónico ou presencial por várias razões:


O atendimento telefónico com o objetivo de prestar esclarecimentos na área do AL obrigaria a uma estrutura de técnicos qualificados especializados em diferentes matérias, já que este é um tema que abrange áreas muito diversas, tais como:


- Fiscalidade,

- Higiene e Segurança,

- Direito,

- Gestão,

- Contabilidade,

… entre outras.


Mais ainda, dentro de cada uma destas áreas o AL é ainda uma matéria muito específica que poucos dominam.


A nossa experiência na relação com os associados e interessados em AL revela-nos que 90% das perguntas são repetitivas o que torna o atendimento telefónico pouco eficaz.


Por este motivo, a ALEP optou por criar um serviço de helpdesk especializado em tirar dúvidas sobre AL.


O serviço é exclusivo para associados que podem submeter as suas questões a partir do Site da ALEP na área CONTACTOS tendo que obrigatoriamente indicar os seus dados de associado.

Os pedidos são depois encaminhados de acordo com o assunto para um grupo de colaboradores especializados que inclui a Direção da Associação. Nesta fase cada questão é analisada e alvo de pesquisa técnica (se necessário) com vista à construção da resposta mais completa e profissional que é seguidamente enviada para o associado.


Em geral, o prazo de resposta é de 48 horas, podendo prolongar-se por mais 48 horas caso seja necessário pedir o parecer ou opinião de algum parceiro externo.