Como já era esperado, foi aprovado na semana passada o prolongamento da suspensão de novos registos de alojamento local. A única alteração é a inclusão de Campolide, passando agora a 15 freguesias onde o registo de novos alojamentos locais está suspenso.  Lembramos que a suspensão é uma medida temporária a vigorar enquanto está a ser discutido o Novo Regulamento do Alojamento Local que deve estar finalizado dentro dos próximos 6 meses.

A ALEP já tinha se manifestado contra está suspensão generalizada em freguesias onde o AL tem pouca expressão e , neste sentido, a associação tem estado a reunir-se com as forças políticas de Lisboa para apresentar propostas para o novo regulamento , em especial, para criar alternativas inteligentes que permitam a renovação da oferta na cidade de forma sustentável.  


Além disso, voltámos a chamar a atenção para o facto de os números oficiais não refletirem de todo a realidade do AL em Lisboa.

Relembramos a lista de freguesias onde os novos registos estão suspensos. O critério aprovado para a suspensão foi o rácio entre casas de habitação permanente e de AL seja superior a 2,5%.

 

1.       Ajuda 

2.       Alcântara 

3.       Areeiro 

4.       Arroios 

5.       Avenidas Novas 

6.       Belém 

7.       Campo de Ourique 

8.       Campolide (nova)

9.       Estrela 

10.   Misericórdia 

11.   Parque das Nações 

12.   Penha de França 

13.   Santa Maria Maior 

14.   Santo António 

15.   São Vicente